Waitangi Day

Foto achada na internet


Nesse feriado se comemora a assinatura do Tratado de Waitangi, que representa a fundação do país. O Tratado tem papel influente no formato do governo e é uma peça importante na forma como os "kiwis" trabalham.

O sistema de governo da Nova Zelândia é fortemente influenciado pelo Tratado de Waitangi.

Veja o Tratado

Se você estiver em Wellington, você pode realmente ver o Tratado de Waitangi. Os documentos originais são mantidos no Constitution Room at Archives NZ.

O Tratado é o acordo assinado por representantes da Rainha de Inglaterra e os líderes da maioria das tribos Maori, quando a Grã-Bretanha reivindicou a Nova Zelândia como uma colônia em 1840. Desde então, a Nova Zelândia comemora a assinatura desse tratado, com um feriado nacional no dia 6 de Fevereiro de cada ano.

Por que o Tratado é importante?

O Tratado rege a relação entre os povos indígenas maori, e todos os outros, e garante os direitos de ambos, os Maoris e os Pakeha (não Maoris):

- Acorda que Maori iwi (tribos) têm o direito de se organizar, proteger seu modo de vida e controlar os recursos que eles possuem.

- Exige ao Governo a agir razoavelmente e de boa fé em favor dos Maoris.

- Faz o Governo responsável ​​por ajudar a resolver queixas.

- Estabelece a igualdade e o princípio de que todos os neozelandeses são iguais perante a lei.


O Tratado de Waitangi | Te Papa

Os princípios do Tratado são referidos em diversas leis do Parlamento. É uma parte importante de como os neozelandeses trabalham e do sistema de ensino na Nova Zelândia.

O Tratado afeta a vida na Nova Zelândia em muitos aspectos.

A representação Maori no Parlamento é garantida com assentos reservados - atualmente existem sete. Muitos Maoris também são membros do Parlamento através dos eleitorados "gerais".

Há um Tribunal Waitangi que investiga e toma decisões judiciais em casos em que terras Maoris e outros recursos foram tirados ilegalmente ou injustamente no passado. Muitas vezes isso resulta em grandes assentamentos para as tribos, incluindo dinheiro e terra.

Muitas tribos estão fazendo uma boa utilização desses assentamentos. Como por exemplo, construção de grandes empresas comerciais - muitas vezes se tornando empregadores importantes no processo.

Mas nem sempre o Waitangi Tribunal apenas beneficia os Maoris. Por exemplo, uma grande quantidade de trabalho tem sido feito para restaurar o porto ocidental de Auckland, a partir de resíduos e espoliação de esgoto, deixados por Maoris que viveram na área.

Outro exemplo do Tratado em ação é a pesca. Maoris têm agora um controle significativo e direitos para este importante recurso natural.

Idioma Maori, Te Reo, agora é uma língua oficial ao lado de Inglês e linguagem de sinais da Nova Zelândia. Cada vez mais frequentemente os nomes de lugares e organizações (em particular departamentos governamentais) são escritos em Inglês e Maori.

Para ajudar ainda mais a proteger e preservar a língua e a cultura, existem também emissoras de rádio e canais de televisão, Maoris.


Você não é obrigado a falar Maori (Te Reo), mas você deve estar ciente de algumas das frases mais comuns. Você também deve ter uma compreensão básica do protocolo Maori e suas culturas e costumes. Para alguns postos de trabalho, particularmente no setor de governo, esta será uma exigência. 


Cultura Maori

Compreender o Tratado vai ajudar você a entender a influência que ele tem em cada aspecto da vida na Nova Zelândia. Você pode encontrar mais informações sobre isso nesses sites:





Nenhum comentário:

Postar um comentário