quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Alergias - Rinite - Hay fever



Gente eu tenho várias alergias, não vou citar todas porque são muitas, mas as piores são ao pó e ao pólen.

Então resolvi fazer esse post para contar um pouco do que eu faço para amenizar os efeitos.

Primeiramente, vou explicar um pouco sobre a hay fever, que traduzida ao pé da letra é febre do feno, que é basicamente a rinite alérgica, provocada por poeira, ácaros, pólen, pêlo de animais, etc.

O que muita gente não sabe, é que o ácaro é um aracnídeo. Eles não são visíveis a olho nu. O ácaro responsável pela rinite é o Dermatophagoides ssp, que significa "aquele que se alimenta da pele", no caso a morta, descamação. Então o primeiro grande passo é deixar a pele sempre super hidratada. Quando eu estava em crise, a alergista me pediu para passar hidratante (cetomacrogol) 5x por dia.

Segundo: cama, travesseiros e roupas de cama. Quando estamos com a pele desidratada, ela começa a descamar e as peles mortas ficam na nossa cama, e os ácaros fazem a festa e se reproduzem por lá. A alergista sugeriu comprar uma cama nova (nunca usada) se possível, ou então usar protetor de colchão (mattress protector). Travesseiros novos, e usar sempre protetores de travesseiros (pillow protector).

E para manter os colchões a travesseiros limpos, use bicarbonato de sódio (baking soda). Polvilhe o bicarbonato em cima do colchão, se puder fazer isso no sol, melhor ainda. Deixe de 40 minutos até 1 hora e então passe o aspirador.
Use também o bicarbonato para roupas com cheiro e/ou manchas de mofo. Coloque de molho na máquina de lavar as roupas em água quente, com bicarbonato e um pouco de vinagre, essa mistura mata os ácaros, o que não acontece em uma lavagem normal, e por isso o cheiro e o mofo não saem. Deixe de molho até na manhã seguinte e então enxague, e faça uma nova lavagem normal, com sabão em pó e/ou amaciante.

E mantenha um DampRid dentro do guarda-roupa, ele retira todo o cheiro de mofo e mantém sem mofo.



Jogue fora travesseiros assim:



Soft toys (brinquedos de pelúcia), se desfaça também, se você e principalmente seu filho tiverem esse problema. A alergista me disse que se tiver um brinquedo de pelúcia que meu filho realmente gostasse e fosse difícil pra ele se desfazer, era pra eu colocar o brinquedo no freezer a noite, e deixar ele brincar de dia, ou o contrário, se for brinquedo que a criança dorme. Os ácaros se reproduzem muito rapidamente com o calor.

Vassouras e espanadores só espalham mais o pó ainda, a melhor opção ainda é aspirador e pano úmido para passar no chão e também tirar o pó dos móveis. Cortinas e carpet também acumulam muito pó e ácaros. Aqui em casa tem carpet apenas em 2 quartos, o resto é chão de madeira.

A casa, e principalmente o quarto onde a pessoa dorme, tem que ser bem ventilado e deixar entrar sol, para evitar mofo.

Quando estiver com crise, evitar as substâncias/odores que possam irritar ainda mais o nariz, como perfumes, químicos, etc. Eu já procuro evitar até mesmo quando não estou com crise, para evitar desencadear uma.

Quanto ao pólen, ficar atento quando venta, porque os pólens começam a voar por tudo. Aconselho a não estender roupas em varal na rua quando estiver ventando, pois os pólens podem vir com o vento e ficar na roupa. Quando usarmos a dita cuja, já era...

Usar manuka mel, ajuda muito a prevenir. O meu tinha acabado e fiquei vários dias sem comprar outro, e acho que por isso voltei a ficar atacada.

Quanto a medicamentos, minha médica me deu: Flixonase (spray nasal, que também ajuda a alergia do olho), Livostin (colírio), e Lorafix (anti histamínico).


TESTES DE ALERGIA

Aqui na Nova Zelândia eu consultei uma alergista que atende no Medical Centre do Remarkables Park. Fiz teste de sangue pra alergia e também o teste de pele. O teste de sangue testa pra glúten, lactose, ovos, etc. 

Já o teste de pele funciona assim, eles escrevem a caneta no seu braço números e sinais de positivo e negativo, no meu foi um braço de 1 a 7, e no outro de 1 a 8. E então com um negocinho com ponta metálica, ela arranha ao lado de cada número, deixando um furinho. Em cima de cada furinho ela coloca uma substância líquida que são os alergênicos mais comuns. Por exemplo: 
1 - pó domiciliar (mite)
2- pólen (mixed grasses)
3- pêlo de gato (cat)
e assim por diante...


Essas substâncias ficam agindo ali por 15 minutos, e coça pra caramba. Se por acaso começar a inchar demais e se espalhar, eles limpam antes do 15 minutos o tal número que aconteceu isso.


As mais graves do meu resultado foram: pó domiciliar, pólen e pêlo de gato.

No Brasil eles testam também pra barata, e o meu deu positivo. Aqui na Nova Zelândia não testam pra barata, obviamente porque aqui não tem.


Teste do cabelo

Eu fiz por minha conta o teste do cabelo para alergia. Você contrata o teste online através desse site, corta uma mecha de cabelo da nuca e manda pra eles. Eles te mandam por email um pdf bem detalhado com o resultado das alergias, e depois falando sobre cada uma delas, e dando dicas.









Eu comentei com a alergista que eu tinha feito esse teste do cabelo e ela não gostou, disse que eu só joguei meu dinheiro no lixo, que esse teste não foi ainda cientificamente comprovado, e etc etc etc... Porém, eu comecei a evitar alguns dos alimentos do resultado e comecei a viver bem melhor. Quando pensamos em alergia, pensamos logo em manchas vermelhas, mas elas nao se resumem em apenas isso. Porque no resultado do teste explica como cada alergia se manifesta e eu entendi muita coisa. 

Eu falava pro Everton: amor eu tomo café da manhã e me sinto angustiada, ansiosa, parece que fico com depressão. Ele até riu de mim. Eu cheguei a pesquisar no google em português, se alguém mais sentia isso, mas não achei nada na época. Mas toda manhã eu me sentia assim. E o teste do cabelo mostrou que tenho alergia nível 4 pra café e nível 3 pra cafeína. 
E fiquei pasma e de certa forma aliviada quando li isso no resultado:

Tradução resumida:
Intolerância a cafeína pode apresentar sintomas como ansiedade, irritação, mudança de humor,
tremores, palpitação, suor e fotosensibilidade.




Então eu passei a tomar chá, achocolatado e às vezes descafeinado. E nunca mais tive essa "depressão" pela manhã.

E várias outras coisas eu passei a evitar, ou consumir só às vezes, e to vivendo bem melhor. 
Então se o teste do cabelo funciona ou não, eu não sei, mas pra mim, me ajudou muito.

Pessoal nessa época que é primavera aqui na Nova Zelândia, o povo sobre muito com a hay fever por causa do pólen. Então se vocês tiverem mais dicas, comentem ai embaixo para que possamos nos ajudar a viver melhor na luta contra as alergias.





3 comentários:

  1. Olá! Sou do Brasil, estou indo para aí no
    Final de semana, a passeio e agradeci demais seu aviso sobre o Pólen está no ar ...
    Dicas de uma pessoa mão alergica: os protetores Precisam ser impermeáveis , travesseiro deve ser trocado de 2 em 2 anos no máximo! Procure usar os sintéticos, tipo látex ! Pluma, pena ... Nem
    Pensar! Evite casacos, peles, de origem animal, se for viável ... Os ácaros se alimentam da queratina desses pelos, então piora ( aprendi essa informação a pouco tempo) . Veja com sua médica, se pode fazer um tratamento com vacina específica para sua pior queixa, acredito ser o pólen ! Qto ao teste do cabelo, eu realmente acredito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana...nossa me vi aih no seu post. Achei extremamente importante. Chego aih na quinta e estou em crise nesse momento. Costumo tomar Allegra D, e imagino que tb vou sofrer com hay fever. Muito obrigada por compartilhar. Quanto as alergias alimentares acho que o que vc fez foi bem legal, embora alguns medicos nao aceitem. Mas quando a gente mesmo testa e o corpo responde acho valido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana.
    Eu era assim, tinha muita alergia a polen. Tinha uma renite sem fim. nao conseguia dormir sem Antihistaminico..

    Até que vi um chiropractic kinesiology specialist. Ele descobriu que meu organismo nao se da com leite e gluten. Parei de comer e minha alergia a Acaro foi embora. Nunca mais precisei de antihistaminico.

    Procura um por ai.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir