segunda-feira, 4 de maio de 2015

Terremotos - Earthquakes

Você sabe como agir em um terremoto?
Você tem um kit de emergência pronto?



O que fazer em um terremoto?

DROP - COVER - HOLD
ABAIXAR - PROTEGER - SEGURAR


Existem milhares de terremotos na Nova Zelândia a cada ano, mas a maioria deles não são sentidos, porque eles são ou pequenos, ou muito profundos dentro da terra. Cada ano existem cerca de 150-200 terremotos que são grandes o suficiente para ser sentidos. Após um grande, pode-se sentir outros tremores menores que podem continuar durante dias ou semanas.


A maioria das lesões e mortes relacionadas com o terremoto resultam da queda de detritos, estilhaços de vidro e colapso de estruturas, como edifícios e pontes. Os terremotos também podem desencadear deslizamentos de terra, avalanches, inundações, incêndios e tsunami.


Antes de um terremoto

Preparar-se antes de um terremoto vai ajudar a reduzir danos à sua casa, e ajudá-lo a sobreviver.

- Desenvolver um Plano de Emergência.
 - Montar e manter um kit de sobrevivência e de emergência. Faça download do check list clicando aqui.
- Praticar o abaixar - proteger - segurar.
- Identificar lugares seguros dentro de sua casa, escola ou local de trabalho. 
- Fazer seguros de vida e da casa.
- Procure aconselhamento qualificado para se certificar de sua casa está em conformidade com o Código de Construção da Nova Zelândia.
- Fixe móveis pesados na parede e no chão.
- Faça download desse guia prático para deixar sua casa segura e preparada para um terremoto.


Durante um terremoto

- Se você estiver dentro de um edifício, mova-se apenas  alguns passos e abaixar - proteger - segurar
- Fique em casa até que a agitação pare e você tenha certeza que é seguro sair. Na maioria dos edifícios da Nova Zelândia você está mais seguro se você ficar onde está até parar os tremores.
- Se você está em um elevador, abaixar - proteger - segurar. Quando o tremor parar, tente sair no andar mais próximo, se você puder fazer isso com segurança.
- Se você estiver ao ar livre quando o tremor começar, mova-se não mais do que alguns passos de distância de edifícios, árvores, postes e linhas de energia, em seguida, abaixar - proteger - segurar.
- Se você está na praia ou perto da costa, abaixar - proteger - segurar, em seguida, vá para terras mais altas imediatamente, pode haver um tsunami após o terremoto.
- Se você estiver dirigindo, encoste em um local claro, pare e fique lá com o cinto de segurança preso até que parem os tremores. Quando a agitação parar, proceda com cautela e evite pontes ou rampas que podem ter sido danificadas.
- Se você estiver em uma área montanhosa perto de encostas, esteja alerta para queda de detritos ou deslizamentos de terra.

Assista esse vídeo

As crianças aprendem super cedo nas creches e escolas, sobre o que fazer.



Depois de um terremoto

- Ouça as estações de rádio locais, eles irão transmitir o conselho mais apropriado para a sua comunidade e situação.
- Prepare-se para sentir tremores secundários.
- Verifique se você tem lesões e se necessário, use o kit de primeiros socorros. Ajude os outros, se puder.
- Esteja ciente de que o fornecimento de energia elétrica poderá ser cortado, e alarmes de incêndio e de segurança podem disparar durante um terremoto, mesmo que não haja fogo. Então verifique se há, e se necessário, use o extintor para pequenos incêndios.
- Se você estiver em um edifício danificado, tente sair e encontrar um lugar seguro e aberto. Use as escadas, e não os elevadores.
- Cuidado com os fios de energia caídos ou de gás. Mantenha-se fora de áreas danificadas.
- Só use o telefone para chamadas curtas necessárias. Para manter as linhas para chamadas de emergência.
- Se você sentir cheiro de gás ou ouvir um sopro ou assobio, abra uma janela, saiam todos pra fora de forma rápida e desligue o gás, se puder. 
- Se você ver faíscas, fios quebrados ou evidência de danos no sistema elétrico, desligue a eletricidade na caixa de fusíveis principal, se for seguro fazer isso.
- Mantenha seus animais sob seu controle, eles podem tornar-se desorientados. 
- Tome medidas para proteger seus animais de perigos, e para proteger outras pessoas de seus animais. (link em inglês sobre isso)
- Se a sua propriedade está danificada, tome notas e tire  fotografias para fins de seguro. Se o seu imóvel é alugado, contate o proprietário o mais rapidamente possível.

Esteja sempre preparado!








Um comentário: