segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dirigindo na Nova Zelândia

Parte 1


Carteira de motorista

Tendo carteira do Brasil

Se você vem pra cá, já tendo uma carteira de motorista válida do Brasil, você tem duas opções:

- Traduzir a sua carteira para inglês, com um tradutor autorizado (clique aqui para ter acesso a lista) e dessa forma será válida por 1 ano. A tradução custa cerca de $50 (dólar neozelandês). O Simon Purvis é tradutor autorizado, e é neozelandês, mas fala português.

- Obter uma licença internacional para dirigir (international driving permit). Também válida por 1 ano. Essa licença tem que ser obtida no Brasil. Uma leitora me disse que pagou $250 (reais) pela dela, em Brasília.


P.S.: Isso é válido para cada vez que você entra na NZ, por exemplo: você veio e ficou aqui 6 meses, voltou para o Brasil, e veio novamente.  

Após 1 ano morando na NZ, você vai precisar obter uma carteira de motorista da Nova Zelândia.



Renovando sua carteira de motorista brasileira para uma neozelandesa

Após 1 ano aqui você terá que fazer esse processo. E só poderá fazê-lo se você tiver uma carteira válida, ou vencida a menos de 1 ano. E você fará da seguinte forma:

1- Vá até uma agência autorizada para fazer a aplicação. (lista de agências por região).

2-  Preencha a aplicação, solicitando o formulário na agência, ou fazendo download aqui.

3- Apresente a sua carteira brasileira juntamente com a tradução.

4- Apresente uma evidência de identidade. (Passaporte, ou qualquer documento que esteja também traduzido). E também fotocópias de ambos.

5- Faça o teste de visão, ou apresente certificado médico (NZ) para o mesmo, feito a menos de 60 dias.

6- Pague a taxa de conversão de carteiras e também as taxas dos testes.

7- O agente vai tirar uma foto sua que aparecerá na carteira, e também sua assinatura.

8- Dependendo do país que você vem, você precisará também fazer o teste teórico e o prático. O Brasil está na lista dos que são necessário. Então você terá que fazer. Então o agente vai agendar horário para o teste teórico, e quando você for aprovado, vai agendar horário para o teste prático.


Teste teórico: Está disponível em algumas linguagens, mas não em português, então você terá que fazê-lo em inglês. É feito no computador com questões de múltiplas escolhas. Um agente vai sentar ao seu lado no computador, vai ler as questões em voz alta, e o seu tradutor que vai estar de costas pra vocês, vai traduzir. O tradutor deve ter mais que 18 anos e apresentar passaporte e carteira da NZ. São 30 questões e você pode errar apenas 3. Quando errar a quarta, será reprovado. E vai ter que agendar e pagar por um novo teste. Até que passe em um. Existem livros, apps e quiz para estudar pro teste, vou colocar todos esses links no fim da postagem. Dai após aprovado você irá agendar o


Teste prático: Você vai dirigir com um agente do seu lado, te mandando fazer coisas, enquanto ele fica te observando. Você pode também levar o seu tradutor. Se não passar no teste, vai reagendar e pagar até passar. E enquanto não passar, terá que dirigir com um supervisor ao seu lado. Assista esse vídeo para dicas: https://www.youtube.com/watch?v=qV-iO7ImAPE

Lista de preços

Sua carteira será convertida para a mesma classe da carteira brasileira.

Fonte: NZ Transport Agency (Agência de Transporte da NZ).



Tirando carteira na NZ

Se você não tem carteira e vai tirar uma pela primeira vez, você terá que passar por um longo processo que inclui 3 passos: Learner, Restricted e então a full.



LEARNER

Você precisa:

1- Ter mais que 16 anos.

2- Ir até a agência e preencher o formulário. Lista de agências por região

 3- Apresentar uma evidência de identidade. (Passaporte, ou qualquer documento que esteja também traduzido). E também fotocópias de ambos.

4- Fazer o teste de visão, ou apresente certificado médico (NZ) para o mesmo, feito a menos de 60 dias.

5- Pagar a taxa de aplicação e também a taxa do teste.

6- O agente vai tirar uma foto sua que aparecerá na carteira, e também sua assinatura.

7- Passar no teste teórico: Está disponível em algumas linguagens, mas não em português, então você terá que fazê-lo em inglês. Mas pode levar um tradutor junto. É feito no computador com questões de múltiplas escolhas. Um agente vai sentar ao seu lado no computador, vai ler as questões em voz alta, e o seu tradutor que vai estar de costas pra vocês, vai traduzir. O tradutor deve ter mais que 18 anos e apresentar passaporte e carteira da NZ. São 30 questões e você pode errar apenas 3. Quando errar a quarta, será reprovado. E vai ter que agendar e pagar por um novo teste. 


Teste online pra treinar e outros links, estarão no final da postagem. Após passar no teste teórico, você poderá dirigir por 6 meses ou mais (máximo 5 anos), para praticar; mas sempre com um supervisor do lado, que tenha carteira full da NZ. Terá que ter uma placa de L (learner) no parábrisas da frente e de trás do carro. Só poderá carregar passageiros se o seu supervisor concordar. Quando você se sentir seguro dirigindo nas rodovias, você deve aplicar para a restricted.


RESTRICTED

Você fará a aplicação para essa modalidade e pagará a taxa de aplicação e também a taxa do teste prático: Você vai dirigir com um agente do seu lado, te mandando fazer coisas, enquanto ele fica te observando. Você pode também levar o seu tradutor. Se não passar no teste, vai reagendar e pagar até passar. E enquanto não passar, terá que dirigir com um supervisor ao seu lado. Assista esse vídeo para dicas: https://www.youtube.com/watch?v=ZDaELXtbmLw

Se for aprovado, você vai ter a carteira restrita, válida por 5 anos, e poderá dirigir sozinho entre 5 da manhã e 10 da noite. Fora desse período só poderá dirigir com um supervisor ao lado. Pode carregar apenas passageiros que sejam parentes, ou estejam sobre sua guarda. Quando se sentir seguro, aplique para a full.

 P.S.: Se você fez teste apenas para carro automático, vai constar isso na sua carteira e você só poderá dirigir carro automático. (É o meu caso!)


FULL

Para aplicar para esta categoria você precisa obedecer as seguintes regras:

- Se você tem menos de 25 anos: precisa esperar por 18 meses com a restrita; ou 12 meses se você fizer o curso de direção.
- Se você tem 25 anos ou mais: Esperar por 6 meses com a restrita; ou 3 meses se fizer o curso de direção.

Então você vai passar por outro teste prático, e se aprovado vai ganhar a carteira full.

Você vai precisar agendar e pagar pela aplicação e pelo teste. Fazer o teste de visão novamente, no mesmo procedimento das categorias anteriores. Apresentar doumento de identificação e etc. Se não passar no teste, tem que agendar e pagar até passar.

Fonte: NZ Transport Agency (Agência de Transporte da NZ).







4 comentários:

  1. Adorei seu blog Luana... Parabéns pela sua luta diária. Ass: Ticiana Magalhães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia um empregador da Nova Zelândia perguntou se minha cnh é categoria P? Não entendi desconfio que seja professional mas não tenho certeza. Podes me ajudar por favor? Parabéns p

      Excluir
  2. Luana funciona igual para moto também?

    ResponderExcluir