sexta-feira, 10 de abril de 2015

Chegando em Queenstown no inverno

Dicas para que você sobreviva ao frio da Nova Zelândia

Você vai precisar de:

1- Roupas térmicas (Thermal clothes):

São roupas que se usa por baixo da roupa e são super quentinhas. Em lojas como The warehouse e Postie se acha entre $15 e $25 cada peça para adultos. Para as crianças tem na the warehouse, Postie e t&t; entre $9 e $15.
P.S.: As vezes quando tem promoção, se acha com valores mais baixos.


2- Meias térmicas (Thermal socks)

Os preços variam conforme a marca e qualidade


 
Essa primeira é de ótima qualidade, é mais grossa e dura muito tempo, porém custa $15 por um par, enquanto as outras custam $10 por 4 ou 5 pares, mas se acabam mais rápido.

3- Botas (boots)

Em relação a botas existe uma infinidade de modelos e marcas, e também de preços, variando entre $10 (promoção) até mais ou menos $250. E se encontra desde the warehouse até lojas mais caras no centro. Eu não indico muito as gumboots (botas de borracha) pra dias realmente muito frios, pelo menos pra mim não funciona, meu pé soa gelado e chega molhar a meia, e com pé gelado, me gela o corpo todo. Pra neve e chuva é melhor ter as que são a prova d'água.


Gumboots custam em torno de $20 e $35


- Luvas (Gloves)

Luvas se encontra em várias lojas e também nas lojinhas de 2 dólares (tipo 1,99 do Brasil). Na the warehouse, glassons, lojas de souvenir, etc. Custam em média $5 até $20. As de merino são bem quentinhas :)



- Gorro/touca (hat)

Funciona no mesmo esquema das luvas, com a mesma média de preços. Sendo mais caros em lojas como QuickSilver, Billabong, etc


-Jaquetas

Vários tipos, preços e modelos. Impermeáveis. Na the warehouse você encontra por no mínimo $50 e na Kathmandu e macpac em torno de $150 até $600.




-Casacos

Muita variedade e em muitas lojas. Os da the warehouse são baratos, Glassons mais ou menos e Dotti são mais caros. Para homens também the warehouse, Hallenstein, Jay Jays.


The warehouse e Postie ficam no Remarkables Park em Frankton. 
As outras citadas nessa postagem ficam no centro.

Se você estiver em Queenstown e ainda não tiver um carro, e quiser vir do centro pro Remarkables Park, você vai precisar pegar o ônibus número 11.

P.S.: Você também pode encontrar tudo isso nas lojas de second hand (brechós). Aqui em Queenstown tem a Salvation Army Queenstown Family Store e o The walk in wardrobe.



CASAS

As casas são todas estruturadas e equipadas contra o frio. Na casa que eu moro tem heat pump (aquecedor), piso aquecido (underfloor heating), cabide para toalhas aquecido (towel heater)(Enxuga e aquece as toalhas), aquecedor no banheiro, cortinas térmicas e vidros duplos. Mas não são todas as casas que tem tudo isso.


Heat pump

towel heater

As casas que não tem heat pump, tem lareiras. Eu particularmente não gosto, prefiro heat pump. Já moramos em uma casa com lareira e eu levava de 30 a 40 minutos para conseguir fazer o fogo pegar na lareira. Sem contar que tem que ficar mantendo o fogo colocando lenhas. Se o fogo apaga, a casa esfria toda. Já o heat pump é só ligar no controle e rapidinho ele começa aquecer tudo. Alguns afirmam que deixar o heat pump ligado 24hs, na mesma temperatura, sai mais barato na conta de luz. Outros já afirmam ser mais barato ligar e desligar. Se a casa é com lareira, você tem que comprar lenha(firewood), e existem vários tipos de lenha, as mais baratas queimam como papel e acaba saindo mais caro, as melhores demoram a queimar e o fogo permanece por mais tempo. Quando tivemos casa com lareira, nós compravamos a bluegam, a melhor na nossa opinião. E você tem que ter um lugar super seco para guardar as lenhas, pois se elas estiverem úmidas ou molhadas, é um estrago de fumaça para fazer o fogo.
Dica: Abra a porta de casa alguns minutos antes de sair, para não ficar doente com o choque térmico ao sair na rua.

Água quente (chuveiros e torneiras)
Existem dois tipos básicos de aquecimento de água: Elétrico e a gás. 
A gás, você tem que comprar os botijões, como se compra no Brasil, e eles ficam fora da casa.




Elétrico tem um cilindro que fica dentro da casa, e varia de tamanho conforme os litros. Na casa que eu moro ele fica fechado em uma parede, mas já morei em casas que tinha uma porta normal para ter acesso ao cilindro. 


Tanto faz se é aquecimento a gás ou elétrico, são responsáveis também pelo fogão e forno. 



Torneiras

Decore: vermelho = água quente
azul = água fria

Em algum lugar da torneira vai ter as cores, indicando a direção. E você pode deixar na temperatura desejada. Você não precisa se preocupar em lavar o rosto ou escovar os dentes na água fria :)
O mesmo acontece com o chuveiro, tem as indicações das cores e você regula como quer.




Outra opção ótima também, são os cobertores elétricos, vendidos em vários modelos e tamanhos.
Aqui em casa botamos na cama no inverno e ligamos somente uma meia hora antes de deitar. Dai quando deitamos pra dormir, não encontramos a cama gelada, mas sim bem quentinha :)
Normalmente se coloca o cobertor elétrico (electric blanket), o protetor de colchão (mattress protector) e então o lençol.



Mais dicas

Tenha sempre protetor labial (famosa manteiga de cacau no Brasil). Aqui tem da Nivea e de uma marca não muito famosa, mas é o que eu mais gosto.





E também hidratante, pois o frio resseca bastante a pele.





Um comentário: