quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como eu vim parar na Nova Zelândia



     Quando eu e Everton nos conhecemos, no dia 31/01/2009, após 5 minutos de conversa ele me pediu em casamento e eu aceitei :)

     No dia 13/05/2009 nos casamos e resolvemos tentar a vida fora do Brasil, e tivemos a idéia de ir morar em Portugal, pois eu tinha um tio morando lá. Entramos em contato com ele que nos disse que as coisas não estavam muito boas por lá. Estavámos em lua-de-mel na praia e usando lan house para se comunicar com a família. E num dia desses na lan house, vimos um anúncio: "Venha trabalhar em colheita na Nova Zelândia e ganhar até 6 mil por mês". Ficamos super animados e entramos em contato com a empresa do anúncio, a MBrazil. Falamos diretamente com o dono da empresa, o Marcelo Toledo, que nos pediu para enviar nossos currículos, com uma foto 3x4 mostrando os dentes, porque os neozelandeses não teriam dentes bonitos e se encantariam com nossos dentes (hoje a gente ri muito disso, hehe). E nossos currículos seriam enviados para fazendas da NZ para serem selecionados. E nós permacenecemos orando para sermos selecionados. (santa inocência né? nem imaginávamos que ele selecionaria todos, para roubar nosso dinheiro) Até que ele nos fez uma ligação dizendo: Parabéns Luana, você e seu esposo foram selecionados para trabalhar em uma fazenda na Nova Zelândia. Noooossa, ficamos felizes demais. E ele nos avisou que então teríamos que depositar 2 mil reais de cada na conta dele, para ele começar todo o processo. Ele disse que o agenciamento incluia: aplicação de vistos, um agente aqui da NZ nos esperando no aeroporto, nos levando até a nossa acomodação, depois no banco para abrir conta, fazer IRD, etc. Prometia também agenciamento por 1 ano, e emprego garantido por 1 ano. Vendemos a minha casa por 25 mil reais, e depositamos o dinheiro para ele; e compramos as passagens. Ficamos felizes, só esperando o dia. Em mais uma ida na lan house, resolvemos pesquisar sobre a MBrazil, e quase tivemos um ataque do coração ao ler todas as reclamações de pessoas lesadas pela empresa e pelo Marcelo. Após o pagamento, ele não atendeu mais nossos telefonemas e nem respondeu mais no msn. Ficamos super mal, mas decidimos viajar, e continuar com os planos, afinal já tinhamos pago ele e as passagens, já tinhamos vendido minha casa. Pedimos a permissão de Deus e viemos.

   Chegamos em Auckland dia 09/06/2009, tudo novo e muito diferente. Eu lia e escrevia o básico em inglês, então achei que era só abrir a boca e falar... que nada!... eu abria a boca e ninguém entendia nada =/ Eu tinha que andar com papel e caneta e escrever o que eu queria e entregar pro atendente, e já pedia a gentileza de ele me escrever de volta. 

   Ligamos para o agente aqui, e ele nos mandou pegar um ônibus e ir pra Blenheim. Até pensamos em pegar um avião, mas o cara mandou ir de ônibus né, e nós obedecemos. Pensamos: ele sabe o que é melhor em termos de NZ. Mas na verdade avião é mais prático, rápido e às vezes até mas barato. Pegamos um ônibus as 8 da noite em Auckland e chegamos as 6 da manhã em Wellington, pegamos um segundo ônibus que nos levou para pegar o Ferry boat para atravessar da ilha norte para a Sul. Chegamos em Picton e pegamos outro ônibus para Blenheim. Chegamos na rodoviária de Blenheim e ficamos esperando o nosso agente ir nos pegar. Apareciam vários carrões pegando pessoas lá, e começamos a brincar e tentar adivinhar qual seria o carrão do nosso agente. Estávamos tão exaustos que só nos restava brincar. De repente alguém coloca a mão no meu ombro e diz: Luana Karina? Eu olhei pro lado e pensei: Gente, como esse mendigo sabe meu nome? Eu juro pra vocês que não foi discriminação, vocês é que não tem noção de como o cara tava vestido e fedendo. Eu e Everton ficamos alguns segundos paralisados e ele disse: vamos? Everton: onde está seu carro? Ele: ah, desculpa, meu carro quebrou e tá na oficina, mas a minha casa é pertinho daqui. Gente, atravessamos a cidade inteira puxando mala. E no caminho ele começou dizendo: Vamos deixar as malas de vocês na minha casa, e eu vou TENTAR achar uma acomodação pra vocês. Eu já comecei a chorar por dentro nessa hora e o olhar que troquei com o Everton, pude perceber que ele também. Como assim tentar? Não foi isso que o Marcelo nos prometeu. Ele fez alguns contatos e nos disse para deixarmos as malas na casa dele e irmos até o banco, e disse: Levem o que tiver de valor que aqui nessa casa mora mais 9 pessoas. (????) Chegamos ao banco e o inglês dele era tão ruim quanto o meu. Nos levou ao Work and Income pra fazer IRD e disse que ia esperar do lado de fora, pois ele não podia entrar lá. (Entenderão depois)

Resumindo: um outro brasileiro conseguiu uma casa para morarmos, a casa estava nova e vazia, fomos os primeiros a entrar. No dia seguinte chegou mais um casal. E nos dias seguintes, a cada dia, foi chegando mais gente. Em menos de 2 semanas estavamos morando com mais 12 pessoas numa casa. Detalhe: todos enganados da MBrazil. Conhecemos gente que vendeu a casa como nós, ou o carro. Gente que largou emprego bom no Brasil. Gente que usou o dinheiro que estava guardando por anos, etc.

O Oliveira, nosso "agente", nos apresentou para o Tivo, um Tonga (da ilha de Tonga), que era contratante em fazenda, que nos contratou para trabalhar no pruning. Trabalhamos debaixo de sol, chuva, neve, para ganhar 12 centavos por planta. Como escravos mesmo. 



O Tivo nos pagou no primeiro mês, pagava o salário e ficava com o tax pra ele. A partir do segundo mês ele não pagou mais, trabalhamos de graça pra ele, e começamos a ter que usar o dinheiro que tínhamos deixado na conta do Brasil, para nos manter aqui. E isso aconteceu com todos da nossa casa, e das outras casas de brasileiros. Então o Oliveira começou a nos pressionar, para escrevermos um depoimento para o Marcelo Toledo colocar na página da MBrazil, declarando que o Oliveira tinha nos recebido muito bem aqui, que tinha achado acomodação, emprego, etc e estava tudo as mil maravilhas e agradecendo ao Marcelo Toledo pela grande oportunidade. Nos recusamos a fazer isso, pois era tudo mentira. E ele disse que se não fizessemos ele não receberia a comissão dele. Falamos à ele que não faríamos isso, que não enganaríamos mais brasileiros, como nós e os outros que estavam aqui, foram enganados. Então ele nos disse que a partir daquele momento nós não seriamos mais agenciados por ele e pela MBrazil. Como se isso fizesse alguma diferença né? Não foi ele que achou acomodação, IRD fizemos sozinhos, aplicação do visto de colheita foi outra brasileira que fez, a única coisa que ele fez foi nos apresentar pro trabalho escravo na plantação de uva. E começamos a ver muitos brasileiros ter que voltar embora pro Brasil, com uma mão na frente e outra atrás. O Oliveira desapareceu, porque todo mundo queria quebrar a cara dele. A gente tava ficando sem dinheiro, mas mesmo assim, fazíamos compras no mercado e dividíamos com as outras pessoas que estavam passando pelo mesmo que nós, na nossa casa e nas outras. 

Descobrimos que o Oliveira estava ilegal no país, e ganhava 100 dólares do Marcelo Toledo por cada pessoa que ele recebia aqui, ele nunca teve um carro na NZ e nem carteira de motorista tinha. E o Tivo, também estava ilegal no país e acabou sendo deportado depois. 

Quer saber a continuação dessa história? De como sobrevivemos a essa crise e como permanecemos no país? 
Clique aqui: Como eu sobrevivi na Nova Zelândia
   





39 comentários:

  1. caraca...imaginava outra coisa, ficarei aqui esperando os proximos capitulos hihi.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, super bacana :)
    To curiosa para saber do resto da história, rs.
    Caramba, muita gente sai de seu país de origem e acaba sendo enganado no exterior. Graças a Deus a história de vcs é de superação. Sabemos que o início não é fácil para ninguém, alguns sangram mais que outros, enfim... Foco, força e fé! Seguindo o caminho do bem sempre, com Deus no coração e com o tempo tudo se ajeita, se for do mérito da pessoa.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela carinho Nadia :)
      Não pense que isso foi o pior, vc nem imagina o que vem depois...
      beijo

      Excluir
    2. Meu deus, e eu estou negociando com eles para ir a Dubai, que horror e o pior que o pais la não e nenhuma flor para mulheres. Vou pesquisar mais sobre essa empresa hoje eles estao com o nome de MTV Intercambio.

      Excluir
  3. Nossa, Luana, que história! Quero a continuação, por favor.
    Denes F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou escrever a continuação Denes, obrigada :)

      Excluir
  4. Oi Luanaa!!! Meuuu, continua pelo amorrrr.... Hahahahahha
    Aproveito para elogiar todas as suas postagens no grupo de Queenstown! Vc é demais!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla :)
      Assim que possível vou escrever a próxima parte.
      Beijos

      Excluir
  5. Amiga, que história ! Já ansiosa para ler o restante :D

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa com a continuação! escreva o restante logo hehe! Beijos ;**

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa com a continuação, termine logo hehe! Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Fernanda ;)
      Assim que possível eu connto o resto.
      Beijos.

      Excluir
  8. Poxa vida..não estava esperando isso, vcs foram enganados..meus caminhos me levaram a blenheim também.. Então vou esperar o próximo capítulo haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está em Blenheim entao? Boa sorte ai ;)
      Assim que possivel termino o próximo :)

      Excluir
  9. Tudo tem um propósito. Muito comovente sua história que poderá ajudar aos que tem planos e sonham tanto em ir à NZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciene, é essa minha intenção contando nossa história, para que as pessoas saibam todos os riscos que podem ocorrer. Beijos

      Excluir
  10. Cacete de agulha, agora você nos pegou certinho em!!! kkkkkkkkkkkkkkk tamo agarrado aqui para saber o final dessa historia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Nossa amiga realmente impressionante tua história, agora vou ler a segunda parte :)

    ResponderExcluir
  12. Amiga adorei, muito impressionante tua história... Agora vou ler a segunda parte!

    ResponderExcluir
  13. JA FEZ A DENUNCIA DESTE CARA PARA A POLICIA FEDERAL???.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delai, todos os lesados por ele já fizeram a denúncia contra ele. Já denunciamos ele na imigracao da NZ, e na embaixada brasileira aqui tambem. Ele tem vários processos contra ele, porém a justiça brasileira nao faz nada contra ele. Quando ele recebe muitos processos, ele fecha a tal empresa e abre outra com nome diferente, em nome de outras pessoas (laranjas) e continua agindo. Infelizmente. Agora parece que ele tá agindo com MTV Brazil, algo assim.

      Excluir
  14. Adorei a sua história. Melhor do que roteiro de novela. Uma pena você ter passado por tudo isso, não gostaria de estar na sua pele. Mas vou te seguir ( igual novela). Onde eu o próximo capítulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cal, obrigada :)
      A segunda parte tá no final dessa história, mas também posso colocar aqui pra vc
      http://www.luanakarina.com/2015/02/como-eu-sobrevivi-na-nova-zelandia.html

      Excluir
  15. Ai gente é complicado. Mas sem ter visto é bem isso mesmo . Morando com mta gente etc . É bem normal as pessoas por aqui andarem mal vestida e sem tomar banho rsss . Sei q vc estava esperando algo diferente, mas ate q vc conseguiu algo qdo chegou mta gente cai em golpe e nem tem onde ficar , e nem mesmo emprego e no final acaba voltando. Sua estória é triste , mas ate q teve um final feliz pq vc ainda esta aqui.

    ResponderExcluir
  16. Nossa e eu pensei que so eu tinha sido enganada por agencia mais gracas a Deus sai do Brasil falando ingles fluente quanto ao idioma nao tive dificuldade, mais a agencia promoteu emprego e um guia para ajudar abrir conta e organizar os documentos...so que a guia nao falava ingles...kkkkkkkkkkk...entao eu tive que correr atras e ajudar o grupo que veio comigo...eu consegui emprego como cleaner em Auckland mais porque tive atitude. Hoje moro em chch e tenho cidadania.Sua historia e muito triste mais fico feliz em saber que voceis superaram esse obstaculo...parabens pela atitude.

    ResponderExcluir
  17. NOSSA! Me falaram desta agência esta semana, e fui investigar... a primeira olhada no site eu já achei suspeita, claro, por que o layout é muito pobre e desorganizado!
    Agora lendo a primeira parte da sua história... que situação hein! Mas que benção que vocês superaram isso com força e coragem!
    Boa sorte por aí, e vou fazer questão de espalhar por aí sobre o golpe desta agência! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, eu estou passando o mesmo que você. Eu achei essa agência na internet e resolvi investigar porque tenho planos de ir morar fora, mas logo quando entrei no site deles eu já senti que não era confiável, começando por um áudio do Jornal Nacional falando sem parar... Achei muito forçado os depoimentos das pessoas falando bem... Algo já soava mal... Mesmo eu não caindo nesse golpe, já quero denunciar e ajudar as pessoas que infelizmente acreditaram nisso! :/

      Excluir
  18. Barbaridade, eu paguei 2.500 reais para o Marcelo para ir trabalhar em Dubai, passou 3 meses e nada de emprego. Hoje completou 1 ano e nada. Fui pessoalmente junto com a policia retirar esse valor e somente assim ele devolveu.

    ResponderExcluir
  19. Desculpa, mas quem cai num negócio desses é ser burro demais... como que alguém vende casa, da uma grana preta pros caras e só DEPOIS DE TUDO FEITO vai procurar na internet informações sobre??? PQP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wal, respeito a sua opinião, apenas quero ressaltar que em 2009, as redes sociais não eram nem perto do que são hoje, e pelo menos na região onde eu morava, muita gente não tinha nem computador em casa, muito menos internet. Naquela época tinha orkut, e as pessoas mandavam recados umas para as outras basicamente, os mais espertos que sabiam que existia fóruns. E como vc leu, nós usavámos lan house para ter acesso a internet e pagavámos por isso. Meu propósito foi contar a nossa história para previnir outras pessoas que nao caiam no golpe dele, e joguem seus sonhos fora.

      Excluir
    2. Cara qta falta de empatia!! Imagina como eles n devem ter se sentido, o desespero, a decepção, frustração... e pessoas como vc chamando de burro, Deus tenha piedade de vc nunca ser enganado na vida.. pq é pessoas como vc que nao conseguem sair do poço, pq ficam se lamentando e acusando a vitima em vez daqueles q devem ser acusados.

      Excluir
  20. A Fé do Cristão é algo que o diabo não pode impedir que nós chegamos a Deus, independente do momento que se passamos, porque o diabo sabe se chegarmos a Deus ele chegará a nós, toda prova é para que sejamos aprovado. Parabéns pelo seu blog e pela sua historia.
    ISAÍAS
    11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

    Deus é fiel.

    José Paulo e Família.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela clareza de seu depoimento. Como nao tenho mais "idade" pra atos impulsivos, fui procurar informações sobre a MTV Int e o Sr Marcelo Toledo pois pra mim desde o inicio me pareceu um engodo. Nenhum recrutador sério tem um website tão visualmente poluído, ou é mesmo pra enganar ou pq não tem nenhuma capacidade de entendimento do que seja profissionalismo. Já comecei a desconfiança por aí. Segundo que ao enviar um email a ele e solicitar informações sobre oportunidades na área da saúde (que sou formada), ele nada escreveu (nem no site) sobre a licença q todo profissional como eu é obrigado a ter pra trabalhar em qquer país do mundo. A equivalência profissional é requisito mínimo e em segundo exames como TOEFL ou IELTS (nem mencionados por ele).
    Enfim...esse homem deveria era estar PRESO por estelionato. Infelizmente em.nosso país continuamos a ver pessoas sem caráter como esse enganando muitos. Eu, óbvio que não caí nessa e enviei um reply ao email dele falando muuuuito dessa sem vergonhice e falta de caráter dele.
    Abraços e seja feliz.

    ResponderExcluir
  22. https://www.youtube.com/watch?v=h7I62WULjV8

    ResponderExcluir
  23. Olá muito obrigado por seu blog eu ia procurar a MBrazil pois tenho interesse em ir pra Nova Zelândia em março de 2018 ... pra trabalhar e estudar ... minha idéia é adquirir fluência em inglês sou solteiro e se for com algum emprego já em vista melhora muito não escolho pego o que precisar trabalhei 22 anos com metalúrgica operação de CNC e montagem além de almoxarifado por 10 anos ... só que como disse não escolho. enfim agradeço mesmo pois já entrando numa roubada pensava em vender meu carro e procurar esse empresa... UFa obrigado mesmo abraço a todos Deus os Abençoe ... deixo aqui meu contato ... 16 997776306

    ResponderExcluir